Indústria automóvel europeia pede incentivos para consumidores
euronews
JAN 2023
"A indústria automóvel receia que os veículos elétricos permaneçam inacessíveis para muitos clientes"
A indústria automóvel europeia está a instar os líderes da União Europeia (UE) a pôr em prática uma política industrial ambiciosa e estruturada para rivalizar com as outras regiões do mundo.
Segundo Luca de Meo, o novo presidente da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), a abordagem da Europa tem sio criar legislação que obriga a indústria a deixar de poluir o ambiente, enquanto que outras regiões, tais como os Estados Unidos e a China, estão a estimular a indústria na transição verde.
"Precisamos de uma estrutura que nos coloque numa posição competitiva numa base mundial. Isto é muito importante. A nossa indústria é uma indústria global, não fazemos produtos locais", disse Luca de Meo, à imprensa.
Luca de Meo considera que há um "risco de desindustrialização" na Europa. "Para nós, a Europa é o ponto de partida de um ecossistema que é global. E nós precisamos das autoridades públicas do nosso lado para criar uma estratégia, para criar uma vantagem competitiva para os produtos e tecnologias europeias", acrescentou.
Comissão Europeia vai propor ajudas públicas
O pedido da ACEA chega na véspera do anúncio da Comissão Europeia de propostas de apoio aos investimentos em setores industriais cruciais para a transição ecológica.